Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Marte teria passado por efeito estufa, diz estudo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Marte teria passado por efeito estufa, diz estudo Empty
MensagemAssunto: Marte teria passado por efeito estufa, diz estudo   Marte teria passado por efeito estufa, diz estudo Icon_minitimeSex Dez 21, 2007 11:37 pm

Uma nova teoria de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pode explicar como o clima primitivo de Marte se tornou quente o suficiente para permitir a formação de oceanos. Os cientistas afirmam que o dióxido de enxofre liberado por vulcões antigos pode ter assumido as funções que, na Terra, são desempenhadas pelo dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa.
Na Terra, o dióxido de enxofre é oxidado rapidamente, e removido da atmosfera, mas no passado, em Marte, onde faltava oxigênio, ele teria permanecido na atmosfera por muito mais tempo, atuando como um gás de efeito estufa e aquecendo o planeta. O dióxido de carbono existente na atmosfera não teria como competir com os compostos de enxofre nas reações químicas que ocorriam nos oceanos.

Os resultados seriam mares muito mais ácidos do que os da Terra, chuvas ácidas e, bilhões de anos depois, rochas enriquecidas de enxofre, e não de carbono. Mas esse cenário não diminui a possibilidade de vida, diz Itay Halevy, que participou da pesquisa. Segundo Halevy, há vários exemplos de vida em condições muito mais radicais na Terra.

Minerais
A idéia, exposta em um artigo divulgado na revista científica britânica Science, pode explicar porque veículos robotizados da Nasa em Marte encontraram minerais com enxofre na superfície, e não determinadas rochas com carbono que indicavam a presença de dióxido de carbono na atmosfera, a exemplo do que acontece na Terra.

Isso pode fornecer evidências de como a vida se desenvolveu em nosso próprio planeta. "Antes da origem da vida, nossa atmosfera pode ter sido muito parecida com a atmosfera primitiva de Marte", disse Daniel Schrag, um dos autores do artigo. "O dióxido de enxofre pode ter tido um papel importante na época também".

O clima da Terra foi influenciado durante milhões de anos pelo movimento de carbono pelo planeta, e pelos níveis de dióxido de carbono, um importante gás do efeito estufa. "Há evidências abundantes para um clima mais quente, talvez até um oceano de água líquida, cedo na história marciana, entre 3,5 bilhões e 4 bilhões de anos atrás", acrescentou Schrag, professor de ciências planetárias da Universidade de Harvard.

Fonte: Notícias Terra
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Marte teria passado por efeito estufa, diz estudo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Solo de Marte teria condições de abrigar vida, diz Nasa
» Pode existir água no equador de Marte, diz estudo
» Astrônomo desmente mitos de que homem não teria ido à Lua
» Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas
» Cientistas avançam no estudo de exoplanetas parecidos com a Terra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: