Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Saiba mais sobre Europa, uma das luas de Júpiter

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Saiba mais sobre Europa, uma das luas de Júpiter Empty
MensagemAssunto: Saiba mais sobre Europa, uma das luas de Júpiter   Saiba mais sobre Europa, uma das luas de Júpiter Icon_minitimeSeg Dez 24, 2007 12:42 am

Até pouco tempo atrás, ela era apenas um dos 62 satélites do imenso planeta Júpiter. Agora, a lua Europa é o mais novo foco de astrônomos de todo mundo. Motivo: em companhia de Marte, o astro gelado que tem cerca de 3121 km de diâmetro é um dos lugares do Sistema Solar em que a vida tem mais probabilidades de se desenvolver.

Saiba mais sobre Europa, uma das luas de Júpiter Europarh8
Junto de Marte, o satélite é aposta de cientistas na esperança de encontrar vida fora da Terra

O interesse maior apareceu depois que cientistas reunidos na cidade americana de São Francisco, na Califórnia, apelaram pelo envio de uma missão ao satélite. Um plano parecido já está na agenda da agência espacial européia (ESA), que tem um projeto exploratório previsto para o período entre os anos de 2015 e 2025.

Descoberta em 1610 por Galileo Galilei, Europa é um dos astros mais brilhantes do Sistema Solar em função do reflexo do Sol na sua superfície, que provavelmente é coberta de gelo. Abaixo dessa crosta, acredita-se, pode haver água líquida e formas de vida extraterrestre que os astrônomos procuram há tanto tempo.

Segundo os cientistas, Europa tem os três ingredientes para a existência de vida: água, calor e compostos orgânicos obtidos de cometas e meteoritos. A esperança é que existam seres vivendo em condições semelhantes às encontradas no lago Vostok, na Antártida, onde respiradouros hidrotermais garantem a sobrevivência.

Linhas e crateras
Imagens da Europa obtidas pelas sondas Voyager, Galileo e pelo telescópio Hubble mostraram linhas e rachaduras que riscam quase toda a superfície do satélite. Segundo os cientistas, essas formações geológicas lembram rachaduras nas placas de gelo da Terra, mais uma evidência da existência de água líquida abaixo da superfície do astro.

Origem
Europa ganhou o nome da princesa fenícia que, de acordo com a mitologia grega, ganhou o amor de Zeus. Depois de vê-la colhendo flores, Zeus teria se transformado em um touro branco e carregado Europa até a ilha de Creta. Lá, ele revelou sua verdadeira identidade e fez de Europa a primeira rainha de Creta.

Fonte: Notícias Terra
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Saiba mais sobre Europa, uma das luas de Júpiter
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Europeus e americanos se unem para explorar luas de Júpiter
» Astrônomos amadores filmam pela 1ª vez dois impactos sobre Júpiter
» Imagem registra Júpiter mais brilhante ao passar perto da Terra
» Estudo confirma teoria mais aceita sobre origem de campos magnéticos
» Filmagens enviadas pela sonda Cassini mostram 'balé' de luas de Saturno

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: