Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Júpiter, o gigante do Sistema Solar

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Júpiter, o gigante do Sistema Solar Empty
MensagemAssunto: Júpiter, o gigante do Sistema Solar   Júpiter, o gigante do Sistema Solar Icon_minitimeTer Out 02, 2007 7:11 pm

Júpiter, o gigante do Sistema Solar 200pxjupiterfw2


Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e o quinto a partir do Sol. É conhecido pela Grande Mancha Vermelha e pelos seus 4 grandes satélites: Ganímedes, Europa, Io e Calisto. Júpiter é um dos planetas do sistema solar que têm anéis.

Composição do planeta

Júpiter é composto de um centro rochoso relativamente pequeno, imerso em hidrogênio metálico, o qual é circundado por uma camada de hidrogênio líquido, recoberta por sua vez de gás hidrogênio. Não há uma fronteira clara entre essas camadas de diferentes densidades de hidrogênio; as condições variam lentamente do gás até a camada sólida à medida que se aprofunda.


Atmosfera

A atmosfera joviana é composta de aproximadamente 86% de hidrogénio, e 14% de hélio (pelo número atômico desses átomos, a composição atmosférica fica em torno de 76%/24% se considerarmos as massas, uma vez que o hidrogênio é mais leve que o hélio; com cerca de 1% da massa composta por outras substâncias menos significativas — o interior do planeta contém mais substâncias densas, sendo a composição por volta de 71%/24%/5%). A atmosfera apresenta ainda traços de metano, vapor de água, amônia e substâncias sólidas. Há também quantidades desprezíveis de gás carbônico, etano, gás sulfídrico, neon, oxigênio e enxofre. Essa composição atmosférica é muito similar à composição da nebulosa solar. O planeta Saturno tem composiçao semelhante, mas Urano e Neptuno têm muito menos hidrogénio e hélio. A rotação da atmosfera superior de Júpiter não é constante em todos os seus pontos, um efeito notado primeiramente por Giovanni Domenico Cassini em 1690. A rotação da região polar da atmosfera do planeta é aproximadamente 5 minutos mais demorada do que na região equatorial da atmosfera. Além disso, grupos de nuvens em diferentes latitudes deslocam-se em diferentes direções, seguindo as correntes de vento. A interação desses padrões conflitantes de circulação causa tempestades e turbulência. A velocidade dos ventos pode atingir até 600 km/h. A camada mais alta da atmosfera contém cristais de amônia congelada.


Anéis planetários
Júpiter tem um sistema de anéis planetários composto por partículas de poeira, embora não tão evidente como Saturno.


Campo magnético

Júpiter tem um campo magnético muito forte. Se ele pudesse ser enxergado, a imagem dele visto da Terra teria o tamanho cinco vezes maior do que o disco da Lua cheia, apesar da grande distância. A força desse campo atrai um grande fluxo de partículas de radiação nos cinturões de radiação do planeta, produzindo também um forte fluxo de gás em forma de tubo associado com o satélite Io.

Júpiter, o gigante do Sistema Solar Jupitergbe1
A nave Voyager 1 tirou essa foto do planeta Júpiter em 24 de Janeiro, enquanto estava a uma distância de mais de 40 milhões de quilômetros.

Fonte: Wikipédia
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Júpiter, o gigante do Sistema Solar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Planeta gigante é descoberto em sistema extra-solar formado por três estrelas
» Como se formou o Sistema Solar?
» Makemake é o 4º planeta anão do Sistema Solar
» Peru: meteorito é tão antigo quanto o Sistema Solar
» Qual o planeta mais lindo do Sistema Solar?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Sistema Solar :: Júpiter :: Júpiter, o gigante do Sistema Solar-
Ir para: