O Irã lançou neste domingo ao espaço pela primeira vez um satélite de fabricação própria, que leva o nome de Omid (esperança). Em comunicado emitido hoje, a Chefia do Estado-Maior Conjunto do Irã destacou que este é o segundo lançamento de foguetes concluído com sucesso pelo país.
Em fevereiro, Teerã lançou o primeiro foguete de construção iraniana, o Explorer 1, com capacidade para pôr em órbita um satélite. O Omid também foi apresentado naquela ocasião, na qual se anunciou que seria colocado em órbita em breve.
O Ministério da Defesa informou em comunicado que o satélite foi lançado hoje, na presença do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, segundo confirmou a agência de notícias oficial iraniana Irna.
Este foi o primeiro lançamento iraniano de um satélite nacional, mas não a primeira ocasião em que o Irã coloca satélites na órbita da Terra.
Imagem de televisão exibe o lançamento do
foguete iraniano Safir Omid, que é capaz de
colocar um satélite em órbita, em local não
identificado
Em 27 de outubro de 2005, um foguete russo foi lançado a partir da base de Plesetsk (800 km ao noroeste de Moscou), e colocou em órbita oito satélites de seis países, dos quais dois eram iranianos.
Fonte:
Notícias Terra