Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 (Satélite Natural) Encélado

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

(Satélite Natural) Encélado Empty
MensagemAssunto: (Satélite Natural) Encélado   (Satélite Natural) Encélado Icon_minitimeTer Ago 19, 2008 12:58 am

Encélado uma dos satélites naturais de Saturno com 498,8 km de diâmetro e com um período orbital de 1,37 dias.

Encélado deve seu nome a um titã da mitologia grega, derrotado em uma batalha e sepultado sob o vulcão Etna pela deusa Atena.

(Satélite Natural) Encélado 250px-Enceladus_from_Voyager

História de observação e exploração

Encélado foi descoberto em 28 de Agosto de 1789 por William Herschel.

As primeiras imagens a partir de sondas em visita a Encélado foram tiradas pelas duas sondas Voyager. A Voyager 1 apenas observou a lua de longe em Dezembro de 1980, a Voyager 2, em Agosto de 1981, conseguiu tirar imagens de muito melhor resolução, revelando uma superfície jovem e uma complexidade geológica inesperada.

Para que se desvendasse os segredos de Encélado foi necessário esperar mais de vinte anos. Em 30 de Junho de 2004, a sonda Cassini que chegou a Saturno por forma a revelar os segredos do planeta senhor dos anéis e das suas luas.

Dadas as imagens surpreendentes da Voyager 2, Encélado foi considerado uma prioridade, e foram planeado vários sobrevoos a 1500 km da superfície e outras oportunidades de visionamento a 100 000 km de Encélado. Até hoje, foram feitos três encontros com Encélado, que desvendaram mais segredos sobre esta lua, um dos mais surpreendentes foi a descoberta de fontes de vapor de água do pólo sul, uma zona geologicamente activa.

Na primavera de 2008, a Cassini irá visitar novamente este pequeno mundo a apenas 350 km de distância. Os cientistas da missão colocam Encélado ao lado de Titã como uma das prioridades futuras, afirmando um deles que Saturno deu-nos dois mundos excitantes para explorar.

Geologia planetária

A geologia de Encélado é complexa, incluindo falhas na superfície, dobras e crateras ténues. A lua passou por actividade geológica nos últimos quatro mil milhões de anos até ao presente.

Estudos feitos com recurso às imagens obtidas pela sonda Voyager 2 mostraram que Encélado possui pelo menos cinco tipos diferentes de terreno, incluindo várias regiões de terreno crivado, terreno plano recente e faixas de terreno acidentado. Foram ainda observadas fissuras lineares de dimensão considerável. Dada a relativa falta de crateras nas planícies, estas regiões têm, provavelmente, menos de 100 milhões de anos. Desta forma, Encélado derá ter tido actividade recentemente com recurso a "vulcanismo de água" ou outros processos que renovam a superfície. O gelo novo e limpo que domina a sua superfície, torna Encélado no corpo celeste do sistema solar com maior albedo (0.99).

Com recurso às observações feitas nos três encontros da sonda Cassini com Encélado em 17 de Fevereiro, 14 de Março e 14 de Julho de 2005 mostraram a superfície em muito maior detalhe que a Voyager 2. Nomeadamente, as planícies lisas observadas pela Voyager 2 foram vistas pela Cassini como regiões livres de crateras com vários pequenos cumes e escarpas. Muitas fracturas foram encontradas dentro do terreno crivado, sugerindo uma deformação considerável desde a formação das crateras. Finalmente, várias regiões adicionais de terreno jovem foram descobertas em áreas que não tinham sido fotografadas, nomeadamente o terreno bizarro encontrado na região do pólo Sul.

Imagens de alta-resolução da Cassini mostram jactos gelados e plumas em torre ejectando grandes quantidades de partículas a alta-velocidade. Estes jactos provêm de bolsas de água (acima de 0 graus centígrados) próximas à superficie. Assim, Encélado foi adicionado à lista de mundos com uma forma de vulcanismo activo.

Nas condições próximas do vácuo da superfície, essa água dissipar-se-ia no espaço. Análises feitas aos jactos e plumas indicam que a maioria das partículas acabam por cair de novo na superfície, dando ao pólo sul um aspecto extremamente brilhante, local que deverá ser o único, na lua, onde a água existe mais próxima da superfície. As partículas que conseguem escapar à gravidade de Encélado acabam por entrar na órbita de Saturno, formando o anel E.

Algumas características geológicas no hemisfério sul indicam que existem alterações na forma do lua ao longo do tempo. Acredita-se que pode estar relacionado com aquecimento interno intenso no passado, o que, por último, explica o aquecimento anómalo e a actividade na região polar sul.

Atmosfera e clima

Dado que Encélado reflecte praticamente toda a luz que recebe do Sol, a temperatura média à superfície é de -198 °C, algo mais frio que as outras luas de Saturno. A atmosfera é uma fina cobertura composta por vapor de água, e sua maior no pólo sul se deve a atividade geológica na região, que é a mais quente do satélite, com -163 °C. As listas de tigre também estão associadas a condução dos gases atmosféricos por toda a superfície do satélite. Considerando a baixa gravidade desse pequeno satélite, a atmosfera se deve exclusivamente aos vapores que saem de suas entranhas, uma vez que Encélado a perde constantemente para o espaço, portanto, há produção e perda constante de gases atmosféricos. Nessa atividade, as partículas que Encélado emite abastece o mais externo dos anéis de Saturno

Vida em Encélado

A sonda Cassini parece ter encontrado provas da existência de reservatórios de água líquida que entra em erupção ao estilo de géisers (que podem atingir mais de cem metros de altitude devida à reduzida força gravítica). A existência deste tipo de actividade geológicaa num mundo tão pequeno e frio acrescenta significativamente o número de habitats com capacidade de sustentar organismos vivos no sistema solar.

Outras luas do sistema solar, tais como Europa ou Ganímedes, têm oceanos de água líquida por baixo de quilómetros de uma crosta gelada. No entanto, no caso de Encélado, existem bolsas de água a poucos metros da superfície.

Órbita

A órbita de Encélado em torno de Saturno, em baixo a vermelho.

(Satélite Natural) Encélado 550px-OrbitaEncelado

Fonte: Wikipédia
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
(Satélite Natural) Encélado
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» (Satélite Natural) Io
» (Satélite Natural) Deimos
» (Satélite Natural) Oberon
» (Satélite Natural) Titânia
» (Satélite Natural) Umbriel

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Sistema Solar :: Saturno :: Encélado-
Ir para: