Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 China tenta iniciar sua terceira missão tripulada ao espaço nesta quinta

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

China tenta iniciar sua terceira missão tripulada ao espaço nesta quinta Empty
MensagemAssunto: China tenta iniciar sua terceira missão tripulada ao espaço nesta quinta   China tenta iniciar sua terceira missão tripulada ao espaço nesta quinta Icon_minitimeQua Set 24, 2008 11:52 pm

A China está na reta final para o lançamento de sua terceira -- e mais audaciosa -- missão tripulada. Depois de se tornar a terceira potência nacional a enviar gente ao espaço por seus próprios meios (depois de Rússia e EUA), os chineses agora pretendem realizar sua primeira caminhada espacial.

A espaçonave Shenzhou 7 (nome que pode ser traduzido como "nave divina") já está acoplada ao topo do foguete Chang Zheng 2F (em português, "longa marcha") e deve fazer sua primeira tentativa de decolagem nesta quinta-feira (25). O momento do vôo pende apenas por condições meteorológicas no Centro de Lançamento de Jiuquan. A primeira oportunidade para o início da missão ocorre entre 8h07 e 9h27 desta quinta (horário de Brasília).

China tenta iniciar sua terceira missão tripulada ao espaço nesta quinta 0,,15561791-FMMP,00
Turistas acompanham transporte do foguete
Longa Marcha-2F, com a nave Shenzhou 7 a
bordo, para a plataforma de lançamento
(Foto: AFP)

O sucesso da Shenzhou 7 é fundamental para a meta chinesa no sentido de construir uma estação espacial própria -- projeto que eles pretendem iniciar até 2020.

Pela primeira vez, um trio de taikonautas (como a imprensa internacional costuma chamar os viajantes espaciais chineses) viajará junto ao espaço. No momento, há seis potenciais tripulantes em treinamento -- uma tripulação titular e uma reserva.

Os titulares são Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng, todos com 42 anos. Embora todos pertençam ao exército chinês (como pilotos de caça), a China enfatiza que sua missão não terá objetivos militares.

Abertura

Os chineses começam a se abrir um pouco mais com relação a seu programa espacial tripulado. Tanto que houve um encontro da tripulação com a imprensa, na noite desta quarta-feira.

"A missão Shenzhou 7 marca um avanço histórico no programa tripulado chinês. É uma grande honra para nós três voar nessa missão, e estamos totalmente preparados para o desafio", disse Zhai Zhigang à imprensa, segundo a agência chinesa Xinhua.

"Fui incluído na fase final de treinamentos três vezes, durante as missões Shenzhou 5, 6 e 7", afirmou, comemorando sua escalação para o vôo de 2008.

A inédita caminhada espacial a ser promovida por um dos três tripulantes -- ponto alto da missão -- deve ser transmitida ao vivo pela televisão chinesa.

Caso tudo dê certo, o astronauta escolhido para andar no espaço passará 40 minutos fora da espaçonave. É uma oportunidade para a China testar seus trajes espaciais e sua mobilidade -- elementos essenciais para a futura construção de uma estação.

O traje chinês, assim como a espaçonave, é fortemente baseado em tecnologia russa. A Shenzhou é uma versão aprimorada da Soyuz, nave usada há décadas pelos russos em seu programa espacial. As principais diferenças estão no módulo de experimentos, que é maior e tem mais funcionalidades na Shenzhou do que na Soyuz.

A nave chinesa também tem mais painéis solares e, portanto, mais eletricidade que sua contraparte russa.

Passos seguros

A China iniciou seu projeto de vôo espacial tripulado em 1999. Após quatro missões-teste, sem tripulação humana, em 2003 partia a nave Shenzhou 5, com Yang Liwei -- o primeiro ser humano colocado no espaço pela China.

Uma segunda missão veio em 2005, quando os astronautas Fei Junlong e Nie Haisheng passaram cinco dias no espaço, a bordo da Shenzhou 6. O vôo confirmou a durabilidade e confiabilidade da espaçonave.

Agora, vem o primeiro vôo com a capacidade máxima a bordo -- três tripulantes -- e com uma caminhada espacial nos planos.

Fonte: G1 > Ciência e Saúde
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
China tenta iniciar sua terceira missão tripulada ao espaço nesta quinta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Índia lança missão não-tripulada à Lua
» Rússia enviar 1ª missão tripulada a Marte em 2020
» Nasa apresenta pesquisa sobre astrobiologia nesta quinta-feira
» China lançará sua 1ª missão à Lua em 24 de outubro
» China usará espaço para se fortalecer como nação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: