Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Os planetas Anões

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Os planetas Anões Empty
MensagemAssunto: Os planetas Anões   Os planetas Anões Icon_minitimeTer Out 02, 2007 7:41 pm

Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbirio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.

De momento conhecem-se três planetas anões no sistema solar, são eles: Plutão, Éris e Ceres.

Os planetas Anões Planetaanoyc5
Os planetas anões Éris, Plutão e outros planetóides que poderão ser classificados como planetas anões, em baixo a silhueta da Terra para comparação de dimensões.


Domínio Orbital

A distinção entre os planetas anões e os outros oito planetas baseia-se na inaptidão dos primeiros para limparem a vizinhança das suas órbitas, isto é, removerem pequenos corpos cujas órbitas os levem a colidir, capturar ou sofrerem perturbações gravitacionais. O conceito é combinado com uma noção de domínio orbital medido em termos de raio da massa de um candidato planetário com a massa total combinada de todos os outros corpos celestes na sua vizinhança. Considera-se que os planetas anões são demasiado pequenos, em termos de massa, para alterar significativamente o seu ambiente da forma que um planeta faria. Os astrónomos S. Alan Stern, chefe da missão New Horizons a Plutão, e Harold F. Levison encontraram um fosso de ordem 5 de magnitude em Λ entre os planetas telúricos mais pequenos e entre os maiores asteróides e transneptunianos. No entanto, Alan Stern discordou publicamente que Plutão seja visto como corpo celeste distinto de um planeta e fez notar que ele e sua equipe irão referir-se a Plutão como o nono planeta. Nota-se que será através das páginas da NASA e da equipe de Stern que chegarão futuramente informações e as primeiras fotografias de Plutão.

Os planetas Anões Plutoartistimpressioncu6
Plutão e a sua prinicipal lua, Caronte. Plutão, considerado um planeta por 76 anos, foi reclassificado como um planeta anão em 2006 devido à questão do domínio orbital.

Fonte: Wikipédia
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Os planetas Anões
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [Vídeo] History Channel - O Universo: Planetas Alienígenas
» Astrônoma da Nasa conta segredos do Hubble e de planetas
» [Vídeo] History Channel - O Universo: Planetas Externos
» Planetas 'caem' dentro de sóis e desaparecem, diz estudo
» Astrônomos descobrem dupla de planetas 'engolida' por estrela

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Corpos Celestes do Sistema Solar :: Planetas Anões-
Ir para: