Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Apocalipse
Aprendiz de Astrônomo
Aprendiz de Astrônomo
Apocalipse


Masculino
Número de Mensagens : 110
Idade : 28
Localização : Paraná
Data de inscrição : 10/08/2008

Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Empty
MensagemAssunto: Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas   Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Icon_minitimeSáb Abr 25, 2009 11:20 pm

Eaw! Voltei a postar depois de um longo tempo(novamente).Taí:

Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas

Imagem de baixa resolução do fenômeno pode explicar, ou desafiar, teorias sobre formação das galáxias

Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas 0,,20536211-FMMP,00
Objeto antigo se formou 'pouco depois' do Big Bang (Foto: M. Ouchi/Divulgação)

Astrônomos estão estudando uma imagem de um dos objetos mais antigos do Universo e mais distantes já observados a partir da Terra - a 12,9 bilhões de anos luz. Cientistas acreditam que a "Himiko", nome dado à mancha de radiações do tipo Lyman-alfa cuja descoberta foi anunciada nesta semana, teria se formado 800 milhões de anos após o Universo, que segundo a teoria do Big Bang surgiu há 13,7 bilhões de anos.


A imagem de "Himiko" ainda tem resolução muito baixa, o que impede que os astrônomos a estudem melhor. Cientistas acreditam que a mancha de radiação, que é até dez vezes maiores do que objetos semelhantes observados a essa distância, pode ser uma espécie de "precursora" das galáxias.


O estudo sobre Himiko será publicado na revista científica "Astrophysical Journal". Os cientistas ainda não têm informações suficientes sobre Himiko, mas eles acreditam que a mancha de radiação tem potencial para contribuir para - ou até desafiar - as teorias atuais que explicam a formação das galáxias.

Rainha lendária

Os modelos atuais de cosmologia afirmam que entre 200 milhões e um bilhão de anos atrás, as primeiras estrelas colossais formaram-se emitindo radiação que retirou elétrons dos elementos luminosos e transformou o Universo em uma espécie de "sopa" de partículas carregadas.


Depois deste "período de ionização", a matéria começou a se agregar no espaço. Objetos grandes - como galáxias - demoraram muito tempo para se formar, lentamente agregando pedaços menores de matéria. Quando os pesquisadores do instituto americano Carnegie Institution for Science começaram a estudar 207 galáxias distantes com o telescópio Subaru, no Havaí, eles tinham expectativas de encontrar formações pequenas lentamente se agregando.


No entanto, eles se depararam com a gigantesca Himiko, com quase o tamanho da Via Láctea. "Nós hesitamos em gastar nosso tempo com este precioso telescópio fazendo imagens desta formação estranha", disse Ouchi sobre a mancha de Himiko, cujo nome é uma homenagem a uma misteriosa rainha de lendas chinesas e japonesas. "Nós nunca acreditamos que esta fonte grande e luminosa era um objeto distante de verdade."

Objeto misterioso

A equipe começou a medir as emissões de radiação Lyman-alpha e descobriu que Himiko estava a 12,9 bilhões de anos luz da Terra. A quantidade de massa foi medida com ajuda dos telescópios Spitzer Space Telescope, Very Large Array e UK Infrared Telescope. Os cientistas descobriram que Himiko tem dez vezes mais massas do que galáxias da mesma idade.


"Existem duas possibilidades: o conhecimento atual sobre formações de galáxias está errado, ou este objeto específico está apresentando algo singular", disse Ouchi à BBC.


Algumas hipóteses poderiam explicar o tamanho de Himiko. Ela poderia, por exemplo, ter um buraco negro gigante no seu âmago. Ou talvez Himiko seja uma galáxia gigante, com massa equivalente a 40 bilhões de estrelas do tamanho do Sol.


"Muitas teorias de formação de galáxias previam uma mancha de radiação Lyman-alfa próxima de galáxias novas. O problema é que ninguém consegue dizer quais mecanismos que provocam esse tipo de emissão. Há inúmeras teorias sobre a formação de manchas de Lyman-alfa, mas todas são difíceis de serem testadas", disse à BBC o astrônomo James Geach, da Durham University, na Grã-Bretanha, que estuda esse fenômeno.


Tanto Ouichi como Geach concordam que pesquisas futuras poderão revelar mais manchas com Himiko. Geach afirma que "até nós sabermos mais sobre a física destas manchas, a sua ligação com a formação de galáxias e, talvez mais importante, sobre a sua duração, nós realmente não sabemos onde encaixá-las nas nossas teorias".

Essa aí o G1 tirou da BBC.

Fonte: G1 Ciência e Saúde - 24/04/09 - 09h50 -
Ir para o topo Ir para baixo
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Empty
MensagemAssunto: Re: Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas   Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Icon_minitimeSáb Abr 25, 2009 11:26 pm

Interessante esse artigo. ^^
Depois leio com mais calma.
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
Apocalipse
Aprendiz de Astrônomo
Aprendiz de Astrônomo
Apocalipse


Masculino
Número de Mensagens : 110
Idade : 28
Localização : Paraná
Data de inscrição : 10/08/2008

Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Empty
MensagemAssunto: Re: Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas   Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Icon_minitimeSáb Abr 25, 2009 11:29 pm

Eu só dei uma pasada bem rápida de olho pra ver se valia apena colocar aqui. Exclamação
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Empty
MensagemAssunto: Re: Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas   Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» History Channel - O Universo: Os fenômenos mais estranhos do universo
» Luz misteriosa intriga noruegueses
» Cientistas encontram buraco negro na Via Láctea
» Busca por extraterrestres continua, dizem cientistas
» Cientistas descobrem sinal de água líquida em Marte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Área livre :: Post's Livres-
Ir para: