Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [Vídeo] Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

[Vídeo] Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo Empty
MensagemAssunto: [Vídeo] Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo   [Vídeo] Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo Icon_minitimeSex maio 22, 2009 2:02 am

Quando meteoritos de vários tamanhos bombardearam a Terra há 3,9 bilhões de anos, aquecendo a superfície do planeta e provocando a evaporação de oceanos, elas podem, ao contrário do que muitos cientistas supunham, ter ajudado a estimular o surgimento de vida no planeta, de acordo com um novo estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

O novo estudo mostra que o bombardeio teria derretido menos de 25% da crosta terrestre, e que micróbios podem ter sobrevivido em um habitat subterrâneo, isolados da destruição.

[Vídeo] Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo 0,,20828575-EX,00
Concepção artística do bombardeio (Foto: Nasa/JPL)


E o intenso calor do impacto, segundo o estudo, criou um habitat que estimulou a reprodução de bactérias que são termófilas e hipertermófilas - capazes de sobreviver a temperaturas de 50 a 80 graus Celsius ou de até 110 graus Celsius.

Simulação

A descoberta foi feita através de uma simulação de computador. Como as evidências físicas do bombardeio de asteroides foram apagadas pelo tempo e pela ação de placas tectônicas, os pesquisadores usaram dados das rochas lunares recolhidas pelas missões Apollo, e registro de impacto de meteoros na Lua, em Marte e em Mercúrio.

"Até sob as condições mais extremas que nós impusemos (na simulação), a Terra não teria sido completamente esterilizada pelo bombardeio", disse Oleg Abramov, um dos autores do estudo.

Ao invés disso, fissuras que expeliam água quente podem ter criado um santuário para esses micróbios que preferem ambientes de calor extremo.

O estudo, publicado na revista "Nature", sugeriu também que a vida na Terra pode ter começado 500 milhões de anos mais cedo do que se pensava.

"Não é pouco razoável sugerir que havia vida na Terra há mais de 3,9 bilhões de anos", disse Stephen Mojzisis, que também participou do estudo. "Nós sabemos, a partir de, registros geoquímicos que nosso planeta era habitável naquela época."

Fonte: G1 > Ciência e Saúde
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
[Vídeo] Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra daqui a 10 milhões de anos
» Pode existir água no equador de Marte, diz estudo
» Cientistas avançam no estudo de exoplanetas parecidos com a Terra
» Via Láctea pode conter 'centenas de planetas' propícios à vida
» Satélite pode atingir a Terra em fevereiro ou março

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: