Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra daqui a 10 milhões de anos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra daqui a 10 milhões de anos Empty
MensagemAssunto: Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra daqui a 10 milhões de anos   Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra daqui a 10 milhões de anos Icon_minitimeQui Jan 07, 2010 7:03 pm

Cientistas identificaram uma estrela a 3.260 anos-luz da Terra que pode se transformar em uma supernova e, nesse caso, ameaçar a camada de ozônio do planeta, tornando-o inabitável.

Os astrônomos americanos que identificaram a "bomba-relógio" a partir de imagens do telescópio Hubble anunciaram a descoberta na reunião da Sociedade Americana Astronômica (AAS, na sigla em inglês), nesta semana, em Washington DC.

De acordo com o astrônomo Edward Sion, da Villanova University, na Filadélfia, a estrela T Pyxidis parece destinada a explodir com força para se transformar em uma supernova - corpos celestes que surgem depois de explosões de estrelas com mais de 10 massas solares.

Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra daqui a 10 milhões de anos 0,,34583938-EX,00
A T Pyxidis está muito mais próxima da Terra do que se imaginava e é, na verdade, um sistema com duas estrelas em que uma atua como sol (Foto: Nasa)

A essa distância, dizem os astrônomos, a explosão poderia destruir a camada de ozônio da Terra, deixando o planeta vulnerável a radiações.

A estrela já apresentou explosões menores no passado, em intervalos constantes de aproximadamente 20 anos, em 1890, 1902, 1920, 1944 e 1967. Mas a estrela não apresenta explosões há 44 anos, e os astrônomos não sabem a explicação.

Um novo estudo usando informações do satélite International Ultraviolet Explorer mostrou que a T Pyxidis está muito mais próxima da Terra do que se imaginava e que se trata, na verdade, de um sistema com duas estrelas em que uma delas atua como sol, e a outra, menor e mais densa, como anã branca.

A anã branca está ganhando massa com o gás vindo da estrela vizinha. Se sua massa ultrapassar 1,4 vez a massa do sol - o chamado Limite de Chandresekhar - ela está destinada a sofrer uma poderosa explosão termonuclear que a destruiria e que poderia afetar também a Terra.

O evento, chamado supernova Tipo Ia, liberaria 10 milhões de vezes mais energia do que a explosão de uma nova (quando estrelas comuns chegam ao fim de sua vida útil), que dá origem às anãs brancas.

As explosões que originam novas são muito mais comuns no universo do que as que originam as supernovas.

Segundo os astrônomos responsáveis pelo estudo, as imagens do Hubble mostram que a T Pyxidis parece destinada a virar uma supernova.

Apesar do risco, porém, os astrônomos afirmam que não há motivo para pânico, já que a estrela só deve chegar ao limite de Chandresekhar - provocando a massiva explosão - em 10 milhões de anos.

Fonte: G1 > Ciência e Saúde
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Explosão no espaço pode ameaçar vida na Terra daqui a 10 milhões de anos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pior chuva de cometas em 500 milhões de anos 'só' acertou a Terra 2 ou 3 vezes
» [Vídeo] Bombardeio de meteoritos pode ter estimulado vida na Terra, sugere estudo
» Satélite detecta explosão colossal apontada na direção da Terra
» Nasa detecta maior explosão de raios gama já vista no espaço
» Via Láctea pode conter 'centenas de planetas' propícios à vida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: