Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Cientistas descobrem frequência de brilho de aurora em Saturno

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Cientistas descobrem frequência de brilho de aurora em Saturno Empty
MensagemAssunto: Cientistas descobrem frequência de brilho de aurora em Saturno   Cientistas descobrem frequência de brilho de aurora em Saturno Icon_minitimeQui Ago 05, 2010 8:32 am

Um estudo divulgado pela Universidade de Leicester, na Inglaterra, descobriu a frequência do brilho da aurora observada no pólo norte de Saturno, conforme artigo a ser publicado na próxima edição do Geophysical Research Letters.

O planeta, assim como todos os astros magnetizados, emite ondas de rádio ao espaço a partir das regiões polares, a cada 11 horas. O período era tido como medida da rotação de Saturno, porém com o passar dos anos desde o final da década de 1980, as emissões variaram e desde então os astrônomos se esforçam para descobrir a fonte do fenômeno.

No caso do segundo gigante gasoso do Sistema Solar, o estudo mostrou que a luz proveniente da aurora também é intensificada no mesmo intervalo de tempo. O trabalho utiliza imagens capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, entre 2005 e 2009.

Cientistas descobrem frequência de brilho de aurora em Saturno Saturnoaurora2
Imagem obtida em 2009 pelo Telescópio Espacial Hubble a partir de luz ultravioleta revela aurora no pólo norte de Saturno. (Foto: Jonathan Nichols / NASA / ESA / University of Leicester)

"A descoberta é importante por duas razões: primeiro, é um elo a muito tempo suspeitado entre emissões de rádio e auroras; segundo, por prover uma ferramenta para entender a alteração na frequência nesses sinais emitidos por Saturno", explica Jonathan Nichols, pesquisador da universidade britânica e coordenador do estudo que contou com astrônomos.

Auroras são fenômenos observados após o afunilamento de partículas carregadas, oriundas do espaço, no campo magnético dos planetas por meio dos pólos. A descarga pode ser causada tanto pelo comportamento do Sol como de satélites de astros grandes como Io, de Júpiter, e Enceladus, de Saturno.

Segundo Nichols, a descoberta pode apresentar uma solução para o mistério da variação na emissão de ondas de rádio no sexto planeta do Sistema Solar e aprimorar os estudos da sonda Cassini, das agências espaciais norte-americana e europeia, que orbita Saturno.

Fonte: G1 > Ciência e Saúde
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Cientistas descobrem frequência de brilho de aurora em Saturno
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Astrônomos alemães descobrem mar em lua de Saturno
» Cientistas descobrem sinal de água líquida em Marte
» Lua de Saturno pode ter 'vulcões de gelo', dizem cientistas
» Astrônomos descobrem 'peso' mínimo de galáxias: 10 milhões de vezes o do Sol
» [Vídeo] Aurora Boreal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: