Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposConectar-se

Compartilhe
 

 Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo

Ir em baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo

Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo  Empty
MensagemAssunto: Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo    Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo  Icon_minitimeSex Ago 06, 2010 5:05 am

A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou nesta quinta-feira (5) novas imagens da colisão de duas galáxias na direção da constelação do Corvo, localizadas a 45 milhões de anos-luz de distância.

O colorido da fotografia é artificial. Resulta da união da observação feita por três telescópios da Nasa: Hubble, Chandra e Spitzer. Cada um deles captou as partes amarela, azul e vermelha e o resultado é o que se vê na composição.

Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo  Chandra2
Três grandes telescópios da Nasa foram responsáveis pela bela composição da colisão das galáxias da Antena, localizadas na direção da constelação do Corvo e distantes 62 milhões de anos-luz. O encontro produz novas estrelas e supernovas. (Foto: X-ray: NASA/CXC/SAO/J.DePasquale; IR: NASA/JPL-Caltech; Optical: NASA/STScI)

Conhecidas como galáxias da Antena, elas iniciaram o encontro há 100 milhões de anos, gerando novas estrelas a partir da poeira e gás. Com a informação enviada em ondas infravermelhas, o Telescópio Spitzer nuvens quentes de poeira, indicadoras de estrelas recém-nascidas

Confira o trabalho da cada telescópio separadamente

As observações com raio-x feitas pelo Chandra permitiram identificar elementos de supernovas, explosões que marcam o fim da vida de estrelas muito massivas. Segundo os pesquisadores, os gases detectados são ricos em elementos como magnésio, ferro, oxigênio e silício.

Estrelas de nêutrons e buracos negros, ambos objetos com raio menos que das estrelas, porém muito mais massivos, também aparecem na fotografia.

Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo  Antena1
Trabalhos dos telescópios Chandra, Hubble e Spitzer, à direita, são somados para produzir a reprodução da colisão das galáxias. (Foto: X-ray: NASA/CXC/SAO/J.DePasquale; IR: NASA/JPL-Caltech; Optical: NASA/STScI)

O Hubble compôs a parte "óptica" da imagem, destacando aglomerados estelares e astros mais velhos. Somadas, as observações duraram quase cinco dias e foram feitas entre 1999 e 2002.

Estima-se que a área observada tem comprimento de 61 mil anos-luz. A constelação do Corvo é facilmente visível no hemisfério sul, tendo 4 estrelas mais marcantes, notáveis a olho nu mesmo em cidades poluídas como São Paulo.

Fonte: G1 > Ciência e Saúde

_________________
Leia as regras do fórum antes de postar.
Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo  Icontwitter
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Imagem mostra colisão de galáxias na direção da constelação do Corvo
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Determinar o domino e imagem de f.
» Imagem da função
» Formação de imagem virtual
» Carga imagem
» Definição de imagem especular

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: