Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas Empty
MensagemAssunto: Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas   Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas Icon_minitimeQua Ago 18, 2010 8:58 pm

A descoberta de uma estrela de nêutrons com um forte campo magnético gerado pelo colapso de um astro com grande massa, que deveria ter criado um buraco negro, está intrigando os astrônomos, por questionar a teoria sobre a evolução das estrelas, segundo um trabalho publicado nesta quarta-feira (18) pela revista Astronomy and Astrophysics.

Uma estrela de nêutrons, cuja densidade pode alcançar 100 milhões de toneladas por centímetro cúbico, nasce do colapso de algumas estrelas de grande tamanho ao alcançar o final de sua vida. As de maior massa geram um buraco negro.

Um magnetar, um tipo particular de estrela de nêutrons com um campo magnético um bilhão de vezes maior que o da Terra, foi detectado no cúmulo estelar de Westerlund 1, a 16.000 anos-luz da Terra, graças ao Very Large Telescope (VLT) instalado no Chile, afirma o Observatório Europeu Austral (ESO) em um comunicado.

Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas Magnetar2
Ilustração do ESO mostra o formato de um magnetar, tipo de estrela de nêutrons com campo magnético um bilhão de vezes maior que o da Terra. (Foto: ESO)

Quanto mais maciça é uma estrela, mais curta é sua vida. As estrelas do cúmulo, todas relativamente jovens, têm a mesma idade, entre 3,5 e 5 milhões de anos, segundo as estimativas.

A estrela que se transformou num magnetar teve uma vida mais curta que suas companheiras ainda "vivas", portanto "deve ter sido muito mais maciça", explica Simon Clark, da Open University (Reino Unido), chefe da equipe e coautor do artigo.

Depois de determinar, graças a seus movimentos, a massa de estrelas que evoluíram em par dentro do cúmulo, os astrônomos calcularam que o magnetar provinha de uma estrela tão maciça quanto 40 sóis juntos.

Segundo a teoria sobre a evolução das estrelas vigente até agora, esses astros luminosos cuja massa inicial está entre 10 e 25 massas solares formam estrelas de nêutrons e os que têm uma massa superior a 25 massas solares devem produzir um buraco negro.

"Essas estrelas devem desprender-se de mais de nove décimos de sua massa antes de explodir em uma supernova, caso contrário formarão um buraco negro", afirma Ignacio Negueruela, da Universidade de Alicante (Espanha), que participou nas pesquisas.

A estrela que se converteu em magnetar pode ter possuído uma companheira estelar, que teria absorvido uma parte de sua matéria, em uma espécie de regime de emagrecimento gigantesco, o que explicaria o fato de não ter se convertido num buraco negro.

Mas os astrônomos se questionam: se uma estrela com mais de 40 massas solares consegue não evoluir até um buraco negro, qual é massa da qual realmente necessita uma estrela para entrar em colapso e formar o fenômeno?

Fonte: G1 > Ciência e Saúde
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Estudo questiona a teoria sobre a evolução das estrelas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Estudo confirma teoria mais aceita sobre origem de campos magnéticos
» Planetas 'caem' dentro de sóis e desaparecem, diz estudo
» Encontrado na Via Láctea objeto que pode explicar evolução dos magnetares
» Marte teria passado por efeito estufa, diz estudo
» Cientistas avançam no estudo de exoplanetas parecidos com a Terra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: