Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 O começo...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

O começo... Empty
MensagemAssunto: O começo...   O começo... Icon_minitimeTer Out 02, 2007 6:01 pm

A Astronomia é a mais antiga entre todas as ciências. Observar o céu estrelado tem sido muito mais que uma fonte de inspiração para o ser humano. O movimento dos corpos celestes revela-se periódico e por isso tem sido associado às variações do clima da Terra.

Desde os tempos mais remotos, contemplar o firmamento era como assistir ao movimento de um imenso relógio, de extraordinária precisão, cujo mecanismo era preciso conhecer e dominar.

A filha do tempo
A SUCESSÃO DOS DIAS E DAS NOITES permitiu a primeira contagem do tempo. A presença de certos grupos de estrelas no céu passou a indicar os períodos de seca e chuva e portanto a época adequada ao plantio e à colheita.

A posição do Sol no horizonte ao longo do ano ajudou-nos a compreender as estações e o comprimento das sombras foi suficiente para medir o tamanho da Terra.

A Lua, com suas fases, sugeriu os períodos mensais e semanais e explicou o ciclo das marés. Da ocasião adequada para o corte das madeiras ao ciclo menstrual da mulher, inúmeros foram os fenômenos cuja periodicidade foi associada a dos eventos celestes.

Se não pudéssemos contemplar uma noite estrelada, jamais poderíamos ter nos aventurado pelos mares. As constelações guiaram navegantes chineses e ocidentais durante séculos.

Na sua busca de desvendar as complexas engrenagens dos movimentos celestes, o gênio humano foi criando novas ferramentas para entender a natureza. Sem Astronomia não conheceríamos as Leis de Newton. E foi a Mecânica Celeste quem inspirou o surgimento do cálculo diferencial e integral, utilizado hoje em meios tão diversos quanto a Medicina, Engenharia e Economia.


Em tempos recentes a exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o universo, como também não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas.

O empreendimento necessário para lançar um satélite ou uma nave tripulada trouxe ao nosso dia-a-dia a tecnologia dos microprocessadores, das vestimentas térmicas que protegem bombeiros e salvam a vida de bebês prematuros e o desenvolvimento de novos métodos de análises clínicas, entre tantos outros.

Ciência pura
E AINDA QUE NENHUMA APLICAÇÃO PRÁTICA pudesse ser citada, o simples conhecimento por trás de um fenômeno em um corpo celeste a milhares de anos luz da Terra – e que talvez nunca um homem possa observar diretamente – traduz-se na importância da pesquisa básica para a aventura humana neste planeta. E sem a pesquisa básica nenhuma aplicação de um conhecimento pode ser melhorada.

Um país que não faz PESQUISA BÁSICA está condenado a nunca se SUPERAR

Quando Michel Faraday realizou suas primeiras experiências com a geração de corrente elétrica no século passado, ninguém, nem mesmo ele próprio sabia para que poderiam ser úteis.

O mesmo aconteceu com os estudos de Maxwell, que são a base das aplicações contemporâneas em telecomunicações. Não há como prever se o resultado da pesquisa básica de hoje terá ou não uma finalidade prática no futuro. Em ciência não faz sentido considerar apenas o investimento em pesquisas que gerem aplicações imediatas.

Um país que não faz pesquisa básica está condenado a nunca se superar. E se estamos aqui hoje foi porque fomos capazes de enxergar novos horizontes. A Astronomia descortina o maior dos palcos para a aventura humana deste novo milênio. Se vamos interpretar um épico ou uma tragédia só depende de nós.


Costa, J. R.V. Para que serve a astronomia. Astronomia no Zênite, 20 jul. 1999. Disponível em: <http://www.zenite.nu?astronomia>. Acesso em: 31 ago. 2007.
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
Mara
Aprendiz
Aprendiz
Mara


Feminino
Número de Mensagens : 2
Idade : 30
Localização : São José dos Campos, SP
Data de inscrição : 18/07/2010

O começo... Empty
MensagemAssunto: Re: O começo...   O começo... Icon_minitimeDom Jul 18, 2010 7:05 pm

A grande parte dos ciêntistas de campo de pesquisa brasileiros vão se especializar fora e acabam por lá
aqui não há valorização, não a remuneração
os que ficam por aqui acabam professores ou guias . ¬¬'
esse cenario tem que mudar !
Ir para o topo Ir para baixo
Riba
Observador
Observador
Riba


Masculino
Número de Mensagens : 51
Idade : 65
Localização : Santos
Data de inscrição : 12/05/2008

O começo... Empty
MensagemAssunto: Re: O começo...   O começo... Icon_minitimeSex Jul 23, 2010 1:59 am

Infelizmente é assim mesmo Mara, no Brasil o astrônomo não consegue muito espaço, sou um curioso nessa área há muiiiiiitos anos, nunca tive pretensão em me especializar, mesmo porque aqui não há muita valorização, prefiro mesmo ser amador, é mais bacana, fica sempre aquela curiosidade em novas descobertas, acredito que, qdo se profissionaliza visamos mais o financeiro, ou seja, a grana, então se perde a graça, é apenas minha opinião tá, posso estar errado, mas tenho visto alguns profissionais qdo visitei alguns observatórios, os caras pareciam uns robôs, e não se percebia neles o prazer pela astronomia, desinteresse total, abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

O começo... Empty
MensagemAssunto: Re: O começo...   O começo... Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 1:48 pm

Triste verdade pessoal.
Isso tem que mudar.

Mas eu ouvi alguns comentários por esses meses de que o Brasil esta em parceria com a NASA desenvolvendo um novo tipo de "foguete". Ele não usa combustível, e sim parece que ele é empurrado para cima por "raios lasers" aqui na Terra. Isso seria interessante, pois haveria um significativo maior espaço a bordo, já que quase não necessitaria de combustível.

Não me lembro se foi em tele-jornal ou internet que li isso, mas ouvi comentários. Não tenho certeza ainda.
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
Conteúdo patrocinado





O começo... Empty
MensagemAssunto: Re: O começo...   O começo... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
O começo...
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: A história da Astronomia-
Ir para: