Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Planetas que escaparam de seus sistemas poderiam abrigar vida alienígena

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Planetas que escaparam de seus sistemas poderiam abrigar vida alienígena Empty
MensagemAssunto: Planetas que escaparam de seus sistemas poderiam abrigar vida alienígena   Planetas que escaparam de seus sistemas poderiam abrigar vida alienígena Icon_minitimeSáb Fev 19, 2011 12:31 am

Segundo um novo estudo, planetas semelhantes à Terra com núcleos tumultuados podem suportar vida, mesmo que não tenham estrelas.

Os pesquisadores apelidaram esses mundos de “planetas Steppenwolf” [Steppenwolf é o nome de uma banda de rock cujo sucesso foi a canção “Born to be Wild”, em português, “nascido para ser selvagem”], porque toda a vida neste habitat estranho existiria como um lobo solitário vagando pelas estepes da galáxia, e porque eles nasceram para ser selvagens.

Esses planetas foram expulsos de seus sistemas solares, o que aparentemente é comum em todo o cosmos. A água líquida é geralmente considerada um pré-requisito para a vida, e eles poderiam abrigar oceanos de água líquida, desde que o núcleo do planeta fosse aquecido e a água estivesse enterrada sob uma camada protetora de gelo.

Um planeta 3,5 vezes o tamanho da Terra, com composição semelhante à Terra e idade mais ou menos parecida, poderia, teoricamente, manter um oceano líquido subglacial. Se ele tiver cerca de 10 vezes mais água do que a Terra ou uma atmosfera muito espessa, só precisaria ter cerca de 0,3 vezes o tamanho da Terra; isso é um pouco maior do que Marte e menor que Vênus.

Assim como a Terra, o planeta Steppenwolf precisaria de um manto para manter o calor geotérmico, sustentando pelo menos um pouco da água na forma líquida. Isso é diferente das forças de maré que mantêm os oceanos do satélite Europa líquidos, de modo que o planeta poderia existir sozinho, sem estrelas ou planetas vizinhos para mantê-lo aquecido.

Há um monte de fatores desconhecidos, incluindo as funções de convecção e condução em transferência de calor. Porém, a teoria continua sendo interessante: esse tipo de planeta poderia ser uma maneira de espalhar a vida por todo o universo. Os cientistas ressaltam que, se eles cruzarem nossa vizinhança, seremos capazes de vê-los através de telescópios poderosos. Quem sabe esse é um bom começo.

Fonte: HypeSciense
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Planetas que escaparam de seus sistemas poderiam abrigar vida alienígena
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Solo de Marte teria condições de abrigar vida, diz Nasa
» NASA: Marte seria muito 'salgado' para abrigar vida
» Maior lua de Saturno também tem oceano com potencial para abrigar vida
» Via Láctea pode conter 'centenas de planetas' propícios à vida
» Sonda Kepler parte à procura de vida em planetas parecidos com a Terra

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: