Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Fóssil Cósmico

Ir para baixo 
AutorMensagem
brunoanime
Aprendiz
Aprendiz
brunoanime


Masculino
Número de Mensagens : 17
Idade : 28
Data de inscrição : 12/12/2010

Fóssil Cósmico Empty
MensagemAssunto: Fóssil Cósmico   Fóssil Cósmico Icon_minitimeSeg Out 31, 2011 2:40 pm

O asteroide Lutécia (21 Lutetia) é um verdadeiro fóssil cósmico: várias áreas da sua superfície têm cerca de 3,6 bilhões de anos, sendo, portanto, algumas das mais antigas do Sistema Solar.

E sua altíssima densidade - superior à do granito - significa que o Lutécia é um planetesimal, o primeiro estágio de desenvolvimento no caminho de se tornar um planeta.

Estas descobertas foram feitas por uma equipe liderada por astrônomos do Instituto Max Planck, na Alemanha, depois de analisarem as imagens coletas pela sonda espacial Rosetta, que visitou o asteroide Lutécia em 2010.

Planetesimal e proto-planeta

Cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, o Sistema Solar era totalmente diferente do que é hoje: em vez dos oito planetas grandes, havia inicialmente uma nuvem e, mais tarde, um disco de gás e poeira que orbitava o Sol recém-formado.

Esta matéria gradualmente se amalgamou para formar nódulos de formatos irregulares, os chamados planetesimais.

Alguns deles se fundiram até formar rochas ainda maiores, os proto-planetas - embora eles ainda fossem menores do que os planetas de hoje, eles já eram esféricos e tinham uma estrutura interna em camadas.

Mas o espaço é um lugar dinâmico: a maioria dos planetesimais e proto-planetas que não se desenvolverem em planetas se fragmentaram novamente, em consequência de colisões com os planetas e suas luas.

"O Lutetia é uma sorte para nós," diz Holger Sierks, principal autor do estudo. "Só um número muito pequeno de corpos celestes ficou em tal fase precoce de desenvolvimento. Eles nos permitem lançar um olhar para o passado."

O Lutécia está permitindo que os cientistas olhem ainda mais para trás - para as próprias origens do sistema solar.

Seu pequeno tamanho, sua forma irregular e, acima de tudo, a sua elevada densidade, apontam para o fato de que ele é de fato um planetesimal.

"A partir das imagens, pudemos agora determinar o volume do Lutécia com muita precisão e, em seguida, a sua densidade", explica Sierks.

Fóssil Cósmico 010175111028-lutecia-2
O Lutécia é um pequeno mundo, com crateras e montanhas. Os cientistas conseguiram identificar sete regiões morfologicamente distintas em sua superfície.

Fonte: Clique AQUI
Ir para o topo Ir para baixo
 
Fóssil Cósmico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Astrônomos europeus fotografam 'olho cósmico'
» Hubble desvenda mistério de 'monstro' magnético cósmico
» [Vídeo] History Channel - O Universo: Apocalipse Cósmico

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Corpos Celestes do Sistema Solar :: Asteróides-
Ir para: