Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Sonda Phoenix

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Sonda Phoenix Empty
MensagemAssunto: Sonda Phoenix   Sonda Phoenix Icon_minitimeQua Out 03, 2007 5:52 pm

A sonda Phoenix é uma missão não tripulada da NASA lançada em 4 de agosto de 2007, chegando a Marte em 25 de Maio de 2008. A sonda consiste em um aterrissador dotado de um braço mecânico destinado a coletar amostras de solos, para análises físico-químicas. Deverá ser lançada por um foguete Boeing Delta II modelo 2925 e o aterrissador deverá pousar próximo a um dos pólos de Marte.

A sonda Phoenix vai levar um aterrissador que tinha a intenção de ser utilizado pela sonda 2001 Mars Surveyor antes de seu cancelamento. Ela vai transportar um conjunto de instrumentos melhorados daqueles utilizado na fracassada missão Mars Polar Lander.

O objetivo da sonda é a procura pela água e a sonda deverá pousar no pólo norte de Marte onde existe água congelada, pouso este a ser realizado entre os paralelos 65 a 75 latitude norte. A missão deverá durar cerca de 150 dias de Marte e a sonda Phoenix deverá utilizar o seu braço robótico, para cavar o solo de Marte. Este solo é afetado pelas variações sazonais do clima nos pólos e deverá conter componentes orgânicos necessários para a vida.

Sonda Phoenix 350pxlandersmallwy5
Concepção artística da sonda Phoenix

Para analisar as amostras de solo coletadas pelo braço robótico, a sonda deverá transportar um aquecedor e um mini laboratório portátil. As amostras deverão ser aquecidas e deverão liberar seus componentes voláteis que poderão então ter sua composição analisada quimicamente, além de outras características.

A sonda Phoenix deverá herdar as tecnologias imageadoras embutidas nas missões Pathfinder e Mars Exploration Rover. Ela também terá uma câmera estéreo no alto de uma coluna de 2 metros de altura. A câmera terá dois "olhos" que vão observar as vizinhanças com alta resolução, a fim de localizar o melhor solo para ser escavado. Também estará equipado com uma câmera multi-espectral para a identificação local dos mineráis.

A sonda também deverá pesquisar a atmosfera de Marte. Ela deverá monitorar a atmosfera até uma altitude de 20 quilômetros, obtendo dados sobre a formação, duração e movimento das nuvens, dos nevoeiros e das tempestades de areia. Medirá também a temperatura e a pressão atmosférica no local de pouso.

Instrumentos

Robotic Arm (RA) - construído pela Jet Propulsion Laboratory.
O RA é uma peça importante da sonda, pois será a responsável pela escavação do solo e por entregar amostras de solo para serem analisada pelos instrumentos TEGA e MECA, para análises químicas e geológicas destes solos. O RA deverá ter 2,35 metros de comprimento e terá uma articulação no meio, permitindo que o braço robótico seja capaz de fazer uma escavação de 0,5 metro de profundidade, fundo o suficiente para obter uma mistura de solo e de gelo.

Robotic Arm Camera (RAC) - construído pela University of Arizona e pelo Instituto Max Planck, da Alemanha.
O RAC é uma câmera que está colocada junto com o Robotic Arm (RA), um pouco acima da colher da cavadeira. O instrumento deverá fornecer imagens de perto e coloridas das vizinhanças do solo do aterrissador, indicando os solos mais promissores a serem escavados pelo braço mecânico, verificando as amostras de solos escavados antes de serem entregue aos instrumentos MECA e TEGA. Além de analisar as texturas e as camadas do solo que compõem as paredes das trincheiras, escavadas pelo braço mecânico.

Surface Stereoscopic Imager (SSI) - construída pela University of Arizona.
O SSI deverá servir de "olhos" para a sonda Phoenix, fornecerá imagens de alta resolução, estereoscópica, além de imagens panorâmicas do ártico marciano. Situado no topo da sonda a uma altura de 2 metros do solo, estes "olhos" vão simular o que um ser humano enxergaria se lá estivesse. Esta câmera utiliza unidade de CCD de 1024 x 1024 pixel, está provida de vários filtros permitindo obter imagens multi-espectral em 12 comprimentos de ondas, para observar a geologia ou atmosfera do local.
Thermal and Evolved Gas Analyzer (TEGA) - construída pela University of Arizona e pela University of Texas, da cidade de Dallas.
O TEGA é a combinação de uma fornalha de alta temperatura com um espectrômetro de massa, na qual se pretende analisar o gelo e o solo de Marte.
Serão oito pequenas aberturas destinadas a recolher as amostras de solo. Cada abertura que for preenchida de solo, será hermeticamente selada e será aquecida gradualmente a uma taxa constante. Neste processo pretende-se monitorar as transformações de sólido para líquido e deste para gás, dos diferentes materiais que compõem a amostra.

Mars Descent Imager (MARDI) - construído pela Malin Space Science Systems.
O MARDI é uma câmera que funcionará quando da descida da sonda no pólo de Marte.
As imagens irão se iniciar tão logo o escudo térmico inferior do aterrissador seja ejetado, isso irá ocorre a cerca de 5 milhas de altura. Serão uma série de imagens de grande angular e coloridas do local de aterrissagem e de toda a superfície em volta.
Microscopy, Electrochemistry, and Conductivity Analyzer (MECA) - construído pelo Jet Propulsion Laboratory.
MECA é a combinação de diversos instrumentos científicos incluindo um pequeno laboratório de química, óptico e um Atomic Force Microscopy, além de sondas térmicas e de condutividade elétrica.
MECA irá dissolver pequenas quantidades de solo em água, para determinar seu pH, além da abundância de minerais tais como o magnésio e os cátions de sódio ou de cloretos, brometo e ânions de sulfatos, bem como o do oxigênio e dióxido de carbono dissolvido. Observando através de microscópios, o instrumento MECA vai examinar os gãos de solos para ajudar a determinar a origem do solo e a sua mineralogia.

Meteorological Station (MET) - construído pela Canadian Space Agency.
Estará relacionado ao meio ambiente, pois medirá diariamente o tempo de Marte.
Este instrumento opera com princípio semelhante a de um radar, onde poderosos pulsos a laser de ondas de rádio são emitidos. O equipamento dispara pulsos verticais na atmosfera, que são refletidos pelo gelo e pela poeira em suspensão. A luz refletida e o tempo decorrido serão analisador pelo equipamento, revelando informações sobre o tamanho das partículas e sua localização.

Fonte: Wikipédia
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Sonda Phoenix
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sonda Phoenix confirma existência de água em Marte
» Sonda Phoenix detecta neve caindo de nuvens marcianas
» Sonda Phoenix deve ter achado gelo em Marte, afirmam cientistas
» A phoenix pousou
» Microscópio da Phoenix faz imagem mais detalhada de poeira marciana

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: As missões espaciais :: Phoenix-
Ir para: