Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 (Satélite Natural) Mimas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

(Satélite Natural) Mimas Empty
MensagemAssunto: (Satélite Natural) Mimas   (Satélite Natural) Mimas Icon_minitimeSeg Out 22, 2007 3:48 pm

Mimas é uma das grandes luas de Saturno com 397,2 km de diâmetro e com um período orbital de 0,94 dias.

O período orbital de 22 h 37 min 5 s de Mimas é metade do de Tétis. Assim, Mimas e Tétis estão envolvidos numa ressonância orbital alcançando a conjunção no mesmo lado de Saturno. A origem desta ressonância não é inteiramente compreendida. A rotação de Mimas é síncrona, mantendo sempre o mesmo hemisfério virado para Saturno.

(Satélite Natural) Mimas 200pxmimasmoonoz5
Mimas, fotografado pela sonda Cassini em 2005.


A densidade média de Mimas é somente 1,2 da densidade da água, e a sua superfície mostra características de gelo de água, dado o seu brilho. A superfície é densamente crivada por profundas crateras. A profundidade das crateras parece ser uma consequência da baixa gravidade da lua. Apesar do seu pequeno tamanho, existem algumas evidências de remodelação da superfície, possivelmente o resultado do derretimento parcial da crosta gelada. Algumas das crateras têm mais de 90 quilómetros de comprimento, 10,2 de profundidade e 10 de largura. Não se sabe se estas crateras são causadas por pressão do efeito das marés ou pelo impacto de corpos celestes. No entanto, sabe-se que são bastante antigas.

Entre as várias crateras sobressai uma no hemisfério que comanda o movimento orbital, a cratera Herschel. A cratera Herschel é uma gigantesca depressão com um terço do diâmetro de Mimas: 130 km de diâmetro e 9 de profundidade e um pico central, sendo assim a maior estrutura de impacto do sistema solar, o que levou a ser comparada à "Estrela da Morte" dos filmes Star Wars. O impacto colossal apenas por pouco não destruiu Mimas.

(Satélite Natural) Mimas Mimasbs0
Mimas é um mundo exíguo e gelado, mas suficientemente complexo e com uma vista extraordinária sobre Saturno.


No hemisfério rebocado, oposto à cratera Herschel, apresenta outras numerosas crateras, quiçá relacionadas com o impacto que produziu a Herschel.

Na mitologia grega, Mimas (Μίμᾱς) era um dos titãs que combateram ao lado de Cronos (Saturno) contra Zeus (Júpiter). Mimas foi fulminado por Zeus, ou então morto por Hefesto (Vulcano), que lançou contra ele projécteis de metal em brasa.

Fonte: Wikipédia
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
(Satélite Natural) Mimas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» (Satélite Natural) Io
» (Satélite Natural) Titânia
» (Satélite Natural) Umbriel
» (Satélite Natural) Tritão
» (Satélite Natural) Titã

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Sistema Solar :: Saturno :: Mimas-
Ir para: