Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Preservando nosso lar (Aquecimento Global)

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Preservando nosso lar (Aquecimento Global) Empty
MensagemAssunto: Preservando nosso lar (Aquecimento Global)   Preservando nosso lar (Aquecimento Global) Icon_minitimeTer Out 02, 2007 6:29 pm

A palavra aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno. O Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC - (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente[1] diz que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogênica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição).

Fenômenos naturais tais como variação solar combinados com vulcões provavelmente levaram a um leve efeito de aquecimento de épocas pré-industriais até 1950, mas um efeito de resfriamento a partir dessa data.[2][3] Essas conclusões básicas foram endorsadas por pelo menos 30 sociedades e comunidades científicas, incluindo todas as academias científicas nacionais dos principais países industrializados. A Associação Americana de Geologistas de Petróleo,[4][5] e alguns poucos cientistas individuais não concordam em partes.[6]

Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100.[7] A variação dos valores reflete no uso de diferentes cenários de futura emissão de gases estufa e resultados de modelos com diferenças na sensibilidade climática. Apesar de que a maioria dos estudos tem seu foco no período de até o ano 2100, espera-se que o aquecimento e o aumento no nível do mar continuem por mais de um milênio, mesmo que os níveis de gases estufa se estabilizem.[8] Isso reflete na grande capacidade calorífica dos oceanos.

Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar e em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas[9]. Podem também haver alterações nas freqüências e intensidades de eventos de temperaturas extremas, apesar de ser difícil de relacionar eventos específicos ao aquecimento global. Outros eventos podem incluir alterações na disponibilidade agrícola, recuo glacial, vazão reduzida em rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vetores de doenças.

Incertezas científicas restantes incluem o exato grau da alteração climática prevista para o futuro, e como essas alterações irão variar de região em região ao redor do globo. Existe um debate político e público para se decidir que ação se deve tomar para reduzir ou reverter aquecimento futuro ou para adaptar às suas conseqüências esperadas. A maioria dos governos nacionais assinou e ratificou o Protocolo de Quioto, que visa o combate à emissão de gases estufa.

Ações para evitar o aquecimento global

Não há nenhuma forma de reverter este quadro. Enquando acredito que nós seres humanos temos alguma responsabilidade por este Aquecimento Global, é muito mais urgente encarar este desafio do que discutir suas causas. Quanto mais quente fica, mais as geleiras e tundras congeladas derretem. Quanto mais elas derretem, mais quente fica porque diminuem a reflexão de calor para fora da Terra. Porque a natureza é um sistema complexo vivo e não um mecanismo previsível, o quanto os oceanos vão subir e em quanto tempo, variam muito. Haverá uma outra mini-era do gelo na Europa e ao mesmo tempo um aquecimento global. Há um consenso, mesmo entre os entre os cientistas conservadores, de que as milhoes de pessoas no mundo que habitam as áreas costeiras, deverão ser tranferidas para novas cidades, montanha acima.

A boa nova é que as pessoas diante de crises destas magnitude se tornam cooperativas e pacíficas. Nós temos tempo para trabalhar nesta cooperação internacional e necessária para transferir estes milhões de habitantes montanha acima e trabalhar em soluções de crise climática extremas, mas temos que fazê-lo. E a nova ordem é o que não se sustentar, deve ser trocado. Esta é a definição de insustentável.

O Aquecimento global pode nos oferecer uma grande oportunidade de começar de novo em um nível superior: figurativa e literalmente falando. Eu espero que a humanidade perceba no final deste século que esta crise trouxe paz e uniu os povos finalmente.

Eu imagino que o sistema de saúde e política de educação e habitação, atividade econômica, artes e entretenimento, a restauração do eco sistema será sustentável e trará maravilhosos exemplos de nossa capacidade conduzindo-nos a uma elegante simplicidade. Eu vejo a pobreza apagada deste processo, quando finalmente uma política de eu ganho - você ganha seja implementada.

Quanto mais cedo criarmos nossa visão de tudo que desejarmos, focarmos para implentarmos esta visão juntos, colocar nossa capaciade individual a serviço do coletivo, maior serão nossas chances de sucesso.

A menos que diminuam as emissões de dióxido de carbono e outros gases, o aquecimento global causará uma mudança climática irreversível, que acabará com a vida como a conhecemos.

Fontes: Wikipédia
Cosmonauta.com.br/aquecimentoglobal
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Preservando nosso lar (Aquecimento Global)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cientistas pressionam Congresso por projeto contra aquecimento global
» [Vídeo] BBC - O Escurecimento Global

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Sistema Solar :: Terra :: Preservando nosso lar (Aquecimento Global)-
Ir para: