Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Curiosidades sobre Marte

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Curiosidades sobre Marte Empty
MensagemAssunto: Curiosidades sobre Marte   Curiosidades sobre Marte Icon_minitimeTer Out 02, 2007 7:00 pm

Os povos antigos viam somente um único astro capaz de rivalizar com o brilho avermelhado de Marte. Era uma estrela brilhante da constelação do Escorpião, que ficou conhecida como Antares, ou anti-ares.

Apesar do clima atual, Marte já foi temperado, e existem muitas evidências da ação erosiva da água, que no passado deveria preencher os atuais leitos secos de rios, formando também lagos e talvez pequenos mares.

A estrutura mais espetacular em todo o planeta é, sem dúvida, o Monte Olimpo, a montanha mais alta de todo o Sistema Solar, erguendo-se 27 km acima das planícies à sua volta. Trata-se de um vulcão extinto com uma base quase circular de 600 km de diâmetro.

Marte possui dois pequenos satélites, Fobos e Deimos, cujos nomes significam, respectivamente, medo e terror. Segundo a mitologia, as criaturas que acompanhavam Marte em suas batalhas. Eles foram descobertos em 1877 e têm formas irregulares, percorrendo órbitas quase circulares ao redor de Marte, mostrando sempre a mesma face para o planeta, como a Lua.

Fobos e Deimos têm origem desconhecida. As notáveis diferenças de composição em relação a Marte tornam improvável uma formação contemporânea. E a hipótese de que seriam asteróides capturados também esbarra em sérias dificuldades.

Não é nada fácil chegar em Marte. Das trinta missões já enviadas ao planeta, apenas cinco chegaram intactas. A primeira foi a Mariner 9, em 1971, e a mais recente está neste momento explorando a superfície marciana: os robôs Spirit e Opportunity.

Fonte: JOSÉ ROBERTO V. COSTA
Astronomia no Zênite
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Curiosidades sobre Marte
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Curiosidades sobre Urano
» marte, quente ou fria?
» Curiosidades sobre Mercúrio
» Curiosidades de Saturno
» Curiosidades de Netuno

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Sistema Solar :: Marte :: Curiosidades sobre Marte-
Ir para: