Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte?

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Apocalipse
Aprendiz de Astrônomo
Aprendiz de Astrônomo
Apocalipse


Masculino
Número de Mensagens : 110
Idade : 28
Localização : Paraná
Data de inscrição : 10/08/2008

E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Empty
MensagemAssunto: E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte?   E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Icon_minitimeSáb Ago 16, 2008 12:24 am

Ufa, finalmente terminei o texto.Boa leitura.



E se... A Terra tivesse a gravidade de Marte?

Para começar,aquela famosa maçã inglesa teria caído na cabeça de Newton com sua reduzida em duas vezes e meia.Será que assim ele teria dado menos importância ao fato,atrasando a descoberta da Lei da Gravidade ? Bem, nem perca tempo pensando nisso: não há nenhuma comprovação histórica de que o episódio da maçã tenha realmente ocorrido. O certo é que se, de uma hora para outra, o nosso planeta passasse a ter uma força gravitacional igual à de Marte – 3,7 m/s cúbicos contra 9,8 m/s cúbicos atuais -, toda a vida terrestre caminharia para a extinção. Pouco a pouco, iríamos literalmente ficando sem ar. “Os gases da alta atmosfera escapariam da gravidade da Terra e se espalhariam pelo espaço”, diz o físico Odylio Aguiar, especialista em detectação de ondas gravitacionais. Outro fenômeno apocalíptico ocorreria nos oceanos. “Com uma atmosfera mais rarefeita, a água entraria em ebulição a uma temperatura inferior a 100ºC”, afirma Aguiar. “Bastaria um clima ameno de 25ºC para o mar ferver.”
Como se não bastasse, a Lua, se desgarraria da Terra. O mais provável é que acabasse capturada pela órbita do Sol, aproximadamente à mesma distância que nos encontramos dele. “A Lua eventualmente poderia ser recapturada pela órbita terrestre, várias voltas (anos) depois, ou até se chocar com nosso planeta. Tudo dependeria da direção em que ela estivesse se deslocando no exato momento dessa repentina alteração em nossa gravidade, e também da influência gravitacional dos outros planetas”, diz o físico.
Outros fatores essenciais para a vida seriam afetados de maneira igualmente assombrosa. “A gravidade determina a pressão, a densidade e a temperatura – nada menos que as condições que dão forma aos elementos químicos. È a principal força, em escala macroscópica, que vai modelar física e geometricamente os seres vivos”, afirma o astrônomo Othon Winter. Por causa disso, a Terra poderia abrigar bichos e plantas bem maiores que os atuais. “Se tivessem a mesma estrutura físico-químico, eles poderiam ser realmente imensos”, afirma o físico Roberto de Andrades Martins. “Se levássemos em conta apenas de resistência física, um elefante deste mundo hipotético poderia ter um tamanho 2,5 vezes maior que o elefante que conhecemos, mantendo as mesmas proporções!”
Martins lembra, no entanto, que não é apenas a gravidade que determina as dimensões dos seres vivos. “Podem existir fatores biológicos, e não físicos que limitam o tamanho dos animais e dos vegetais”, diz ele. Afinal de contas, existem na Terra desde camundongos minúsculos até grandes ratazanas, com estruturas físicas semelhantes; existiam no Brasil tatus e preguiças gigantes, que se extinguiram por motivos biológicos. Numa frase: o tamanho de um animal não é determinado apenas pela possibilidade física de que ele sustente o seu próprio peso.
Para completar, o próprio homem se tornaria um gigante – pelo menos em força. “Uma pessoa que consegue segurar ou erguer um objeto de 40 kg na gravidade normal, poderia com igual esforço, fazer o mesmo com um objeto de 100 kg”, afirma Martins. “Um jogador de futebol num mundo desses, desde que com condições de respirar normalmente, daria um chute que forneceria exatamente a mesma velocidade à bola. A diferença é que ela poderia ir 60% mais longe.” Ou seja: Uma patada de fazer inveja a qualquer Nelinho ou Éder Aleixo.
Ir para o topo Ir para baixo
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Empty
MensagemAssunto: Re: E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte?   E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Icon_minitimeSáb Ago 16, 2008 12:41 am

Ótimo trabalho Apocalipse.
Texto bem escrito e de fácil leitura.

Gosto muito desse tipo de notícia. xD
Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
Apocalipse
Aprendiz de Astrônomo
Aprendiz de Astrônomo
Apocalipse


Masculino
Número de Mensagens : 110
Idade : 28
Localização : Paraná
Data de inscrição : 10/08/2008

E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Empty
MensagemAssunto: Re: E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte?   E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Icon_minitimeSáb Ago 16, 2008 1:06 am

Agora,simbora para a segunda parte que é:E se...A lua não existice?
Vai ser similar em estruturas como este aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Empty
MensagemAssunto: Re: E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte?   E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
E se...A Terra tivesse a gravidade de Marte?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Prévia de:E se...a Terra tivesse a gravidade de Marte?
» Tendência é Marte se tornar semelhante à Terra, afirma astrônomo Jim Bell
» Marte estará mais próximo da Terra na noite desta sexta (29)
» [Vídeo] BBC - Gravidade
» O ansestral da Terra!ô saudemos...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Área livre :: Post's Livres-
Ir para: