Universo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao Universo, fórum de discussão sobre Astronomia. Aprenda mais sobre o universo e participe da nossa comunidade.
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Japão lança sonda que viaja impulsionada pela luz do Sol

Ir para baixo 
AutorMensagem
Shadow Neo
Administrador
Administrador
Shadow Neo


Masculino
Número de Mensagens : 691
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 18/09/2007

Japão lança sonda que viaja impulsionada pela luz do Sol Empty
MensagemAssunto: Japão lança sonda que viaja impulsionada pela luz do Sol   Japão lança sonda que viaja impulsionada pela luz do Sol Icon_minitimeSáb maio 22, 2010 1:13 pm

A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) lançou com sucesso o primeiro “veleiro solar” da história. O foguete que transporta a sonda Ikaros deixou às 18h58 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20), já manhã de sexta-feira no Japão. A primeira tentativa, na segunda-feira, foi abortada por causa do mau tempo.

O objetivo é mandar a sonda para perto de Vênus, movida apenas por uma espécie de vela que gera movimento quando se choca com fótons – as partículas que carregam a luz. Com o foguete partiu também a sonda Akatsuki, que analisará a atmosfera de Vênus e entrará em órbita nesse planeta.

Duas tentativas de despachar veículos como o Ikaros já foram feitas, mas houve problemas no lançamento. No final de 2010, a Planetary Society – uma das maiores ONGs dedicadas à astronomia – pretende colocar no espaço a sonda LightSail-1, também para testar a tecnologia da "navegação solar".

Como funciona
Quando chegar ao espaço, a nave será parecida com um carretel, com a vela toda enrolada. Girando, em algumas semanas o tecido – cerca de dez vezes mais fino que um fio de cabelo – se desdobrará, e o objeto ganhará a forma de um quadrado de 14 metros de lado com uma pequena carga útil no centro. A ideia é que a nave comece sua jornada devagar, mas que ganhe aceleração continuamente.

Para dirigir a "pipa solar", os japoneses prepararam um sistema que aumenta ou diminui a reflexão nas bordas do tecido, fazendo com que um lado ou outro acelere mais. Como não terá estrutura para sustentar as velas, a nave Ikaros vai contar com a força centrífuga – de dentro para fora – para manter o tecido esticado. Serão colocados quatro pequenos pesos na ponta da vela para puxá-la para fora, e a nave ficará girando sobre si mesma.

Acessem a fonte para assistirem à animação.
Fonte: G1 > Ciência e Saúde
Ir para o topo Ir para baixo
https://twitter.com/NeoFahrenheit
 
Japão lança sonda que viaja impulsionada pela luz do Sol
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sonda caçadora de cometas passa pela Terra antes de partir p
» Filmagens enviadas pela sonda Cassini mostram 'balé' de luas de Saturno
» Coreia do Sul lança seu primeiro foguete espacial
» Estrelas anãs brancas são vistas pela 1ª vez
» Índia lança missão não-tripulada à Lua

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Universo :: Conheça a Astronomia :: Últimas Notícias-
Ir para: